Tendências emergentes, factos e dados reveladores da evolução dos media, cultura, economia e sociedade. Impacto social, económico e cultural da tecnologia.

Futuríveis

sábado, dezembro 18, 2004

Voluntários na Segurança Social

Os motivos não são os melhores, e o discurso é o errado, mas esta é uma tendência que podia e devia ser explorada e trabalhada em Portugal

...

Marco António Costa adiantou que a medida visa fazer frente à subida crescente das responsabilidades financeiras do Estado em relação aos lares de idosos, centros de dia e outros espaços tutelados directamente pela Segurança Social.
«A sociedade portuguesa deu um salto qualitativo enorme nos últimos 20 anos em termos de equipamentos sociais. Mas a economia não gera a riqueza necessária para os manter», disse o membro do Governo.
Até que a competitividade da economia portuguesa permita suportar a rede de equipamentos, é necessário, defendeu Marco António Costa, abandonar o quase monopólio atribuído actualmente ao profissionalismo das estruturas, apostando mais no voluntariado.
«A Segurança Social deve determinar agora que áreas podem ser desenvolvidas por voluntários, sob coordenação de técnicos habilitados, e que sectores têm de continuar nas mãos dos profissionais», acrescentou.
A campanha do Governo para recrutar voluntários envolverá o lançamento de um site na Internet, de um manual e de um cartão próprio para que os que se ofereçam em regime de voluntariado.
...

EXPRESSO Online

0 Comments:

Add a comment