Tendências emergentes, factos e dados reveladores da evolução dos media, cultura, economia e sociedade. Impacto social, económico e cultural da tecnologia.

Futuríveis

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Luis Valadares Tavares - Falta de gosto pelo risco

...
O recente Eurobarómetro 2004 da União Europeia apresenta resultados preocupantes quanto ao espírito de empreendedorismo dos portugueses porque exprime bem a contradição entre aquilo que preferimos e o comportamento que adoptamos.

Na preferência, 62% dos inquiridos portugueses preferem não ser empregados por conta de outrem, valor próximo dos EUA (61%) e bem acima da média europeia (45%).

E aliás, também julgamos ser realista criar o nosso próprio negócio no horizonte dos próximos 5 anos com 34% de respostas favoráveis contra 31% da média comunitária.

Todavia, o drama surge quando nos perguntam se já pensámos criar o nosso próprio emprego, em que 65% respondem negativamente contra 54% e 44% na EU e nos EUA, respectivamente.

Ora o mesmo inquérito explica-nos a causa desta contradição, quando se pergunta aos inquiridos: havendo risco de fracasso, não deve empreender o seu negócio?
Enquanto 50% dos europeus concordam com esta afirmação, em Portugal esta percentagem é das mais altas na Europa atingindo 65%.

Em suma, os portugueses estão mal preparados para a assunção do risco.
...

Diário Económico

0 Comments:

Add a comment