Tendências emergentes, factos e dados reveladores da evolução dos media, cultura, economia e sociedade. Impacto social, económico e cultural da tecnologia.

Futuríveis

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Uma História Exemplar

Os rumores tornaram-se realidade. As duas centenas de trabalhadores da Kaz Ibérica, fábrica produtora de aquecedores a óleo, sediada em Fânzeres, Gondomar, souberam, ontem, que a unidade será encerrada entre Fevereiro e Julho. A decisão foi conhecida após uma reunião entre a administração, a comissão de trabalhadores e o responsável pela área de recursos humanos da empresa-mãe, nos Estados Unidos da América. George Owen veio a Portugal expressamente para anunciar o fecho da fábrica e o despedimento de 207 operários.
...
Ao início da noite, um comunicado aos jornalistas emitido pela Kaz Incorporated fez exaltar os ânimos. "Infelizmente, um clima ameno na Europa e nos Estados Unidos, este ano, deixará a fábrica com largos stocks", pode ler-se no documento. Mais, acrescenta, "os irradiadores importados da Europa ocidental e China arrasaram a competitividade da Kaz Ibérica e forçaram a empresa a baixar as suas tabelas de preços no mercado". A subida do euro, que "aumentou o custo da produção em cerca de 45% em relação à concorrência não europeia", foi outro dos motivos dados pela direcção da unidade fabril.
...

Jornal de Noticias - Veio dos Estados Unidos para despedir 207 operários

0 Comments:

Add a comment