Tendências emergentes, factos e dados reveladores da evolução dos media, cultura, economia e sociedade. Impacto social, económico e cultural da tecnologia.

Futuríveis

domingo, maio 03, 2009

O Financiamento do Ensino Superior - A partilha de custos

...
Os portugueses são os que mais esforço financeiro têm de fazer, a seguir aos ingleses, para pagar uma educação superior, segundo um estudo que compara Portugal com dez países europeus mais ricos. Os gastos das famílias com o ensino superior correspondem a 11% do PIB per capita português (valores de 2005) , ou seja, dez vezes mais do que na Finlândia, quase quatro vezes mais do que o esforço despendido na Bélgica, Suécia e Irlanda, mais do dobro dos gastos na Áustria e quase o dobro dos 6% que pagam os franceses (ver quadro).

Apesar de suportarem uma carga pesada, os estudantes nacionais são ainda dos que menos apoio recebem, da accão social, segundo a tese de doutoramento"O Financiamento do Ensino Superior - A partilha de custos" , de Luísa Cerdeira, administradora da Universidade de Lisboa, a que o DN teve acesso. Os apoios só cobrem 18% dos custos dos alunos que beneficiavam de acção social, contra percentagens que variam entre 20 e 93 por cento em vários países europeus, com excepção de Itália e Irlanda, ainda mais desafavoráveis que Portugal.
...
DN

0 Comments:

Add a comment